O ensino, quando concebemos a arte como linguagem e como conhecimento histórico e cultural da humanidade, em qualquer uma das suas linguagens, carece de recursos variados, sejam para facilitar a leitura do objeto artístico, para promover o conhecimento e a contextualização ou para favorecer a produção artística dos(as) estudantes.
Esses recursos podem ser pesquisados e construídos pelos professores, que os organizarão de acordo com o seu planejamento, como também podem ser adquiridos pelas instituições ou redes de ensino, devendo estes ser em diferentes mídias: livros, catálogos, CDs, DVDs, imagem impressa, virtual, entre outros.No caso das obras complementares, elas foram adquiridas para atender a algumas necessidades relativas ao ensino das diferentes linguagens: Artes Visuais, Artes Cênicas e Música, embora haja maior concentração de títulos referentes às Artes Visuais, pois existe uma produção maior para essa linguagem.
Há obras nos acervos que se referem à caracterização das linguagens artísticas, a suas modalidades e signos, podendo favorecer a aprendizagem de conceitos e especificidades de cada uma delas. Outras trazem histórias de vidas e obras de alguns artistas, favorecendo a leitura de obras e a contextualização histórica e cultural das mesmas.
Alguns signos das Artes Visuais são bastante explorados como, por exemplo, a cor. Há obras em todos os acervos que se referem a este signo, que é muito importante de ser trabalhado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de atividades que envolvam a sua percepção na natureza (paisagens, animais, vegetações, peles das pessoas) e na cultura (prédios, roupas, objetos), além de explorar suas nomenclaturas e classificações (primárias, secundárias, quentes, frias, neutras).Outras obras se referem ao fazer artístico, orientando o exercício da expressão gráfica e estimulando o processo de criação a partir de algumas temáticas, como a representação da figura humana e de animais, universos temáticos pertinentes à faixa etária dos 6 e 7 anos, na qual o desenho e a pintura devem ser modalidades bastante exploradas, pois é através da expressão gráfica que a criança representa sua visão e percepção do mundo antes de se expressar através da escrita.
Atividades envolvendo o desenho de observação e de memória da figura humana em diferentes posições, de diferentes animais, plantas, objetos, entre outras, favorecerão a construção de um repertório imagético, que também deverá ser enriquecido pela apreciação de imagens de obras de artistas de culturas e estéticas diversas.
Assim, também, é com a expressão dramática e musical, considerando que a criança brinca de faz de conta, cantando, dançando e vivendo personagens através da mudança de voz, do gesto, do uso de objetos ou de vestimentas, vivenciando espontaneamente situações cênicas. Estas favorecem a exploração das possibilidades expressivas do corpo e da voz e de utilização do espaço circundante, como também ampliam as possibilidades de comunicação e relacionamento com os outros.
Você poderá intervir, como mediadora, aproveitando as situações criadas pelos/as alunos/as e orientando-os/as para que explorem diferentes formas de construção da sua expressão cênica a partir da exploração consciente dos seus signos.
Então, as obras que compõem os acervos dos Materiais Complementares são facilitadoras e estimuladoras do ensinar e aprender Arte.
0 comentários:
Postar um comentário